A Climatização Hospitalar exige critérios muito mais rigorosos do que um ambiente comum, obedecendo à norma ABNT NBR: 7256:2005 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistências de saúde (EAS) – e à resolução da ANVISA RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002.
A obediência aos padrões determinados é fundamental, tendo em vista que, mais do que oferecer uma temperatura confortável, a Climatização Hospitalar visa garantir a qualidade adequada do ar, diminuindo, os riscos biológicos e químicos dentro do hospital.
Neste cenário, o ar condicionado deve ser considerado como um fator complementar no controle da Infecção Hospitalar. Instalações incorretas ou amadoras podem comprometer toda a segurança do ambiente de uma instituição de saúde. Por este motivo, critérios técnicos e manutenção são palavras-chave quando se fala em Climatização Hospitalar, afinal este assunto requer responsabilidade e muita seriedade.
As instalações de ar condicionado precisam apresentar sistemas de filtragem especiais (filtros do tipo HEPA – High Efficiency Particulate Air) e assegurar os níveis diferentes de pressão em determinados ambientes do Complexo Hospitalar, como salas de cirurgia, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), salas de exames e procedimentos, quartos de pacientes que fizeram transplante, laboratórios de biosegurança e de manipulação de medicamentos, entre outros ambientes de maior risco.
Fundamentada nesses princípios, os projetos de Climatização Hospitalar, que incluem a manutenção de aparelhos de ar condicionado e outros dutos, também integram o portfólio de serviços da RAGE HOSPITALAR. A seguir, breve descrição dos serviços.
Ar condicionado – Inclui as seguintes ações:
- Manutenção Corretiva de todos os equipamentos do Complexo Hospitalar.
- Mapeamento de ar condicionado X espaço físico e suas readequações.
- Verificação de rendimento e levantamento de carga térmica dos equipamentos.
- Revisão, lubrificação e recarga de gases.
- Relatório da Manutenção Corretiva.
- Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC.
Limpeza de Dutos de Ar
Usando tecnologia de ponta para eliminar todas as bactérias e fungos do interior das tubulações, tornando-as completamente higienizadas e confiáveis para a saúde das pessoas, a RAGE HOSPITALAR utiliza:
- Procedimentos de acordo com a NBR 14.679/01 da ABNT.
- Equipamento robotizado para limpeza e inspeção interna dos dutos.
- Central de Coleta de Resíduos com Tripla Filtragem (HEPA).
- Higienização dos sistemas com produtos registrados adequadamente.